1. Blogueiro é uma palavra utilizada para designar aquele que escreve em blogs. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.
2. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog, que se propõe a promover a descoberta de novos blogs e novo blogueiros.
3. Muitos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls representam um excelente meio para observar os interesses e preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham os mesmos interesses.
4. A Deutsche Welle premia a cada ano os melhores weblogs internacionais em onze categorias no evento The Bobs - Best of Blogs.
> Surgimento dos Blogs
Os blogs são mais antigos do que naturalmente pensamos. O primeiro blog surgiu aproximadamente na segunda metade da década de 90 e foi de Tim Berners-Lee, com o nome de "What´s New?" ("O que há de novo?"). O segundo weblog era a página de Marc Andressen, também com o nome "What´s New?", no National Center for Supercomputing.
Os blogs mais antigos não trabalhavam com longos textos, apresentando apenas uma lista de links misturada com comentários. Depois, começaram a aparecer os textos de gosto pessoal, com aproximadamente 4 linhas de conteúdo.
No Brasil, os primeiros registros foram de dois blogs: a) Marcos Zamorin, www.zamorin.eti.br, usando o formato publicação blog, no ano de 2000. Os arquivos dos primeiros posts ainda estão disponíveis;
b) e o da gaúcha Viviane Menezes, www.wiredkitsune.net/weblog, de acordo com a revista Play, que começou a postar em fevereiro de 1998, em formato HTML.
Fonte:DREVES, Aleta Tereza. Blog e jornalismo on-line: Potencialidades profissionais na contemporaneidade tecnológica. 2004. Faculdade de Pato Branco – FADEP – Pato Branco/RS.
> Tipos de Blogs
Os blogs foram usados inicialmente como diários virtuais, mas hoje podem ser entendidos como um espaço onde diferentes gêneros são hospedados, dentre eles, o diário íntimo. Foi como diário íntimo que os blogs se popularizaram, mas foi essa popularidade que fez com que com que se ampliassem os usos comunicativos que passaram a ser explorados nesse ambiente.A popularidade se deu devido a quatro fatores básicos:
1) Não é necessário conhecimento de um especialista em informática para ser utilizado;
2) Não importa o que se tem a dizer, o usuário pode dizer;
3) Não se paga (salvo exceções) para se ter um blog;
4) O conteúdo não passa por qualquer tipo de censura externa. O blog é concebido como sendo um lugar onde o autor é livre para escrever e discutir sobre o que quiser. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém – como em um diário pessoal – permitindo também que seja um espaço para a discussão de idéias, trocas e divulgação de informações.
Oliveira (2002) aponta três categorias básicas de blog:
1) Filtro de noticias;
2) Filtro temático;
3) Diário íntimo;
Para Silva (2003), os blogs se subdividem em dois tipos de “classificação primária”. São elas: a) blogs individuais; b) blogs coletivos.
O mesmo autor subdivide também os blogs em mais dois tipo, agora de “categorias primárias”:a) blogs temáticos;b) blogs livres.
Recuero (2003) classifica os blogs por conteúdo: a) Weblogs Diários; b) Weblogs Publicações; c) Weblogs Literários; d) Weblogs Clippings; e) Weblogs Mistos.
Entre as características marcantes dos blogs estão os links e os espaços para comentários dos visitantes. Boa parte dos blogs contém links para outros blogs, que, em sua maioria, publicam assuntos correlatos, formando uma espécie de corrente.
Fontes:SILVA, Jan Alyne. Mãos na Mídia: Weblogs, Apropriação Social e Liberação do Pólo da Emissão. 2003. Dissertação de mestrado defendida na UFBA. Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA.______________. Weblogs Múltiplas Atualizações e Um Conceito. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.RECUERO, Raquel. Warblogs: Os Blogs, a Guerra no Iraque e o Jornalismo Online. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.DREVES, Aleta Tereza. Blog e jornalismo on-line: Potencialidades profissionais na contemporaneidade tecnológica. 2004. Faculdade de Pato Branco – FADEP – Pato Branco/RS.
> Dicas para quem quer escrever na blogosfera
1. O blog deve cumprir o espaço do outro lado da mídia, trazer uma visão nova, um site escondido, uma dica interessante, procure sempre um ângulo novo;
2. Os blogs servem mais à opinião do que à informação, pois manter um grupo bem informado exige trabalho e tempo, mercadoria cara hoje em dia;
3. Quando não tiver nada a dizer, fique na sua. Regularidade demais atrapalha. No mar de lixo informacional, acredito que o diferente e relevante chamam a atenção;
4. Seja breve. Textos longos e blogs não rimam;
5. Deixe sempre o leitor respirar, divida o texto em parágrafos pequenos;
6. Acompanhe os comentários e intervenha, aqui e ali, mas não sempre, deixe que a conversa role. É horrível quando o blogueiro entra toda hora! Ele é um motivador e não o dono do pedaço;
7. Crie comunidades em torno do blog, (o ICOX e outras ferramentas já permitem algo assim), enviando para eles os novos posts, ou escolha um local que tenha um RSS para colocar seu blog para que o leitor sempre te acompanhe, “sem sair de casa”;
8. Tente se especializar em um assunto ou tema, algo assim fica mais fácil para dominar. Se blogas sobre vários temas, opte até por diferentes blogs (estamos desenvolvendo, neste caso, um multi-blog, em que cada usuário pode dividir os posts por temas fixos, com fotos e layout específico, para facilitar algo assim, mas no mesmo ambiente, podendo, inclusive, postar em mais de um blog ao mesmo tempo). Saiba também usar as tags para ajudar o leitor a encontrar os assuntos;
9. Não faça do seu blog uma ilha, compartilhe alguns posts em listas, em publicações, ampliando o leque de leitores, enriquecendo a visão que têm sobre os assuntos tratados;
Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br) é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus) e coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet.
(Artigo tirado do blog: http://blogvme.blogspot.com/), postado em Quarta feira, 12 de Setembro de 2007.
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